Por que Você Deveria Comer Mais Gemas de Ovos

Morte aos omeletes só de claras de ovos! Eles têm um gosto terrível e, ao optar pela ausência das gemas, você está se privando de nutrientes essenciais.

E não se preocupe com o colesterol.

“Cortar o colesterol da dieta é quase irrelevante quando se trata de promover níveis saudáveis de colesterol no sangue e a saúde do coração”, disse Donald K. Layman, Ph.D., professor emérito de ciência alimentar e nutrição humana na Universidade de Illinois.

Durante décadas, muito do que os especialistas sabiam sobre a prevenção de doenças cardíacas veio do estudo Framingham de 1940, que ligava os níveis de colesterol no sangue a um maior risco de doença cardíaca e ataque cardíaco.

Então, em uma tentativa de reduzir os níveis de colesterol no sangue, a comunidade médica sugeriu cortar o colesterol da dieta, como por exemplo ovos inteiros.

Mas eis o detalhe: “Menos de metade das pessoas do estudo que possuíam uma doença cardíaca tinham níveis elevados de colesterol“, disse Layman. “O colesterol alto não era melhor nem mesmo que um sorteio para prever doenças cardíacas.”

O colesterol dietético mal altera o nível de colesterol no sangue – exceto em pessoas que têm problemas para metabolização do colesterol dietético, disse a Dr. Patricia Vassallo, uma cardiologista do Hospital Northwestern Memorial.

Para melhorar os seus níveis de colesterol no sangue naturalmente, você deve parar de ingerir gorduras trans, deve consumir mais ácidos graxos ricos em ômega-3 e mascar mais fibra, de acordo com a Clínica Mayo.

Se você estiver saudável, você não precisa consumir colesterol. Isso porque o seu fígado está pronto para compensar eventuais deficiências de colesterol em sua dieta. Mas não há nenhuma razão real para não consumir – especialmente quando se trata de gemas de ovos.

Afinal, os ovos são a fonte de proteína biodisponível nº 1, o que significa que o seu corpo pode absorver e utilizar essa proteína melhor do que pode absorver e utilizar a proteína de qualquer outro alimento, disse Patton.

Um ovo inteiro vai lhe fornecer cerca de seis a sete gramas de proteína, dependendo do seu tamanho. (É isso mesmo: as gemas contêm proteínas também).

Ao mesmo tempo, uma pesquisa da Universidade de Surrey no Reino Unido mostra que os ovos têm uma das razões de densidade mais baixas de energia para nutrientes, considerando qualquer alimento. As gemas dos ovos, em particular, são ricas em fósforo, zinco e vitaminas do complexo B, colina e antioxidantes.

Combinados, todos esses nutrientes significam mais energia, menos inflamação, mais facilidade na perda de peso, mais músculos e um cérebro mais inteligente.

Na verdade, em um estudo de 2015 do American Heart Journal (Jornal Americano do Coração) sobre pessoas que já tiveram a doença arterial coronariana, comer até mesmo três ovos por dia estava dentro do permitido.


Tags